domingo, 8 de abril de 2018

Acervo Gibiteca Henfil - Am > Conheça Zagor

Acervo Gibiteca Henfil - Am 


Criado em 1961, Zagor é uma mistura de western, história de selva (em especial “Tarzan”) e super-herói. Estreiou na Itália em junho de 1961 e no Brasil em 1978, na editora Vecchi.

Na trama, Zagor fica orfão ainda bebê, quando seus pais — Mike Wilding, um ex-oficial do exército americano, e Betty — são massacrados por índios abenakis. Antes de morrer, Mike o joga no riacho que passa atrás de sua casa.

A criança é encontrada pelo Wandering Fitzy. Quando atinge a maioridade, o Espírito da Machadinha (como é conhecido também) vai ao encalço do chefe dos assassinos e vinga seus pais. 
Acervo Gibiteca Henfil - Am 
O símbolo de Zagor é uma águia estampada em sua camisa vermelha, semelhante a de outro herói da mesma época, Tex. Mas, ao contrário do seu colega ranger (cujas aventuras se passam na segunda metade do século XIX), as histórias de Zagor se passam anos antes, na década de 1830. Na verdade, o autor, Sergio Bonelli, para evitar ligar cada episódio de Zagor a um momento bem preciso de sua vida pessoal, sempre deixa de dar destaque a qualquer referência temporal sobre o percurso do herói (1). Por isso, datas e referências históricas mais precisas são sempre evitadas na série. 
Acervo Gibiteca Henfil - Am 
Acervo Gibiteca Henfil - Am 
Os primeiros episódios de Zagor saíram em formato "striscia" ("tira"), que eram aquelas revistinhas do tamanho de um talão de cheque, bastante populares nos anos 50 e 60, inclusive no Brasil. A primeira aventura saiu no país da bota em 15 de junho de 1961. Foram publicadas quatro séries em formato "striscia". A primeira série foi publicada entre 15 de junho de 1961 e 25 de novembro de 1962. Posteriormente essas "tiras" foram reunidas e republicadas na série "Zenith Gigante" (a partir do número. 52). 
- Antônio Luiz Ribeiro
Acervo Gibiteca Henfil - Am 
Acervo Gibiteca Henfil - Am 

Acervo Gibiteca Henfil - Am 

Nenhum comentário:

Postar um comentário