segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

De 05 a 28 de Fevereiro a - Gibiteca Henfil - AM comemora aniversário com mostra de Henfil

De 05 a 28 de Fevereiro a - Gibiteca Henfil - AM comemora aniversário com mostra de Henfil




A Gibiteca Henfil-Am completa 10 anos de atividades e Homenageia Henrique de Sousa Filho o Henfil com uma mostra de seus trabalhos. Ele completaria 70 anos no dia 05 de fevereiro.

GIBITECA HENFIL – AM


Para comemorar seus 10 anos, a Gibiteca Henfil preparou uma programação especial em homenagem a seu patrono, o cartunista Henrique de Souza Filho, uma exposição com trabalhos do cartunista a partir desta quarta-feira (05).
A mostra, que fica em cartaz até 28 de fevereiro, é montada a partir de dois recortes: “Henfil Baixou Aqui” (que reúne charges em homenagem ao quadrinista) e “Henfil, Vida e Obra” (que traça a trajetória do artista).
Jornal Acrítica - Bem viver / Manaus, terça - feira, 4 de fevereiro de 2014


O acervo da gibiteca conta com álbuns, revistas e livros de histórias em quadrinhos, fanzines e recortes de jornais, totalizando 10.446 títulos e 14.118 exemplares. Atualmente, o material está disponível  para consulta.


HOMENAGEM

Com Henfil, HQ nunca foi tão brasileira Genial cartunista, jornalista, quadrinista e ativista político mineiro faria 70 anos no próximo dia 5 de fevereiro
Henrique de Souza Filho nasceu em Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, em 1944, e neste 5 de fevereiro completaria 70 anos, se, em 4 de janeiro de 1988, a Aids contraída em uma sessão de transfusão de sangue, que ele necessitava por ser hemofílico, não o tivesse derrubado. Ele foi um dos mais inventivos, politizados e geniais mestres do quadrinho brasileiro. Usou como poucos a sua arte para lutar contra a ditadura e em favor de campanhas políticas, como a Anistia e as Diretas Já! (inclusive, criando este slogan).
Jornal Em tempo - Plateia / Manaus, terça - feira, 4 de fevereiro de 2014

E se você ainda não ligou o nome à importância de seu apelido, trata-se de Henfil, o criador de personagens como os Fradinhos, Cumprido e Baixim, Graúna, Bode Orelana e Capitão Zeferino, que deixou sua marca em todas as gerações de artistas dos quadrinhos que vieram depois dele.




Parte inferior do formulário

A 1ª e Única GIBITECA de MANAUS aberta ao Público. Criada em 2004, pelo Cartunista Jack Cartoon, a Gibiteca Henfil é uma homenagem ao cartunista Henfil (Henrique de Sousa Filho, foi um dos mais importantes cartunistas brasileiros e influenciou toda uma geração. Sua obra de forte posicionamento político e social continua atual). Ocupa desde 2004 o espaço da Oficina de arte Jack Cartoon (Rua 24 de Maio, 590-a - Centro). Sua coleção tem mais de 10 mil revistas entre quadrinhos, fanzines, periódicos e livros sobre HQs. O acervo está disponível para consulta. O telefone para informações é 3234-1434. www.gibitecahenfilam.blogspot.com.br

SERVIÇO:
Exposição "Morro mas meu desenho fica"
Abertura: dia 05 /14, quarta-feira, às 9:30h
Período: de 15 a 28 de fevereiro
Visitação: terça a sexta-feira, das 9:30h às 18h; sábados
Entrada franca
Gibiteca Henfil - AM 
Rua 24 de Maio, 590 - Centro
Informações ao público: 3234-1434