quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Dia do Quadrinho Nacional e seus 145 anos de história

O Dia do Quadrinho Nacional e seus 145 anos de história

No Dia do Quadrinho Nacional, veja onde tudo começou e quem é que segue mandando bem na indústria


Por Matheus Laneri Braga
Angelo AgostiniPara os amantes das HQs o dia 30 de janeiro é uma data muito importante. pois nela se comemora, desde 1984, o Dia do Quadrinho Nacional. A fim de explicar o porquê desta data, e mostrar exemplos bem legais de gibis brasileiros, o Yahoo! Preparou para vocês esta matéria especial.
Em 30 de janeiro de 1869 Angelo Agostini, italiano que chegou ao Brasil com 16 anos e aqui passou toda sua vida, começou a publicar na revista Vida Fluminense As aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, contando as hilárias aventuras de um caipira perdido no Rio de Janeiro, considerada a primeira história em quadrinhos propriamente dita do Brasil. Enquanto outras obras parecidas com HQs já haviam aparecido por aqui, Agostini foi o primeiro a contar uma história sequencial, com personagens fixos e recursos que são muito modernos até hoje, como enquadramentos "cinematográficos" e ganchos no final de cada edição, o que qualquer leitor de gibis de super-heróis conhece muito bem. Alguns apontam esta como a primeira graphic novel que se tem notícia. Em homenagem ao ilustrador famoso, que ainda teve outro personagem, Zé Caipora, e colaborou com importantes publicações como a infantil O Tico-Tico, há 29 anos a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo criou o Prêmio Angelo Agostini, uma das mais importantes premiações do quadrinho nacional. Mas não para por aí, porque este grande pioneiro abriu o caminho pra muitos outros criadores talentosíssimos.

Turma da Mônica
Sem dúvidas a mais conhecida HQ brasileira no Brasil e no mundo é A Turma da Mônica, deMaurício de Souza, que começando com o Bidu em 1959 nas tirinhas da Folha de São Paulo, até hoje encanta crianças e adultos com personagens queridos como Mônica (que começou como coadjuvante nas tirinhas do Cebolinha mas logo roubou a cena, ganhando revista própria em 1970), Cebolinha, Cascão , Magali , Chico Bento, que em 1963 tomou pra si a tirinha do "Zezinho e Hiroshi" e ganhou sua turma, com várias revistas, desenhos, filmes e produtos licenciados em mais de 40 países.

Menino Maluquinho
Outra lenda do gibi brasileiro é o grande cartunista Ziraldo, que em 1980 começou a contar as aventuras do Menino Maluquinho, cujas incríveis brincadeiras e peraltices lembram a infância de todo mundo. O personagem se tornou tão popular que inspirou dois filmes e várias montagens no teatro.
Falando em cartunistas, o Brasil é casa de uma legião de grandes artistas, começando pelo giganteHenfil e sua GraúnaLaerte e os Piratas do TietêAngeli e Chiclete com BananaGlauco eGeraldãoAdão Iturrusgarai e Aline, Fernando Gonsales e Niquel NauseaCaco Galhardo e Os pescoçudos... Sem falar, é claro, no genial Millôr Fernandes.

Leão NegroA saga do Leão Negro da roteirista Cynthia Carvalho e do desenhista Ofeliano de Almeida começou nas tiras de O Globo em 1987, mas logo começou a sair em formato de HQ em Portugal e editoras independentes no Brasil. Em 2009 foi lançado um livro em prosa e desde então a HQM publicou vários álbuns inclusive com a nova geração de personagens.
Sem dúvidas estão na memória de muita gente as histórias dos Combo Rangers de Fábio Yabu, webcomics (que depois viraram gibi de papel) de grande popularidade que começaram em 1998 e ganharam três Troféus HQMix. Aventuras hilárias mas também com um lado mais sério e uma cronologia bem montada, brincando com muitas coisas da cultura pop, de Power Rangers à música Marvin dos Titãs. Depois de algum tempo fora do ar em 2012 Yabu retornou com o site e por meio do crowdfunding vai lançar três álbuns inéditos.
Por falar em crowdfunding e webcomics, os quadrinhistas brasileiros da atualidade lançam seus ótimos gibis de várias formas, com muita produção independente como o Necronauta de Danilo Beyruth, os trabalhos dos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, autores do sensacional Daytripper,Rafael Grampá, primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Eisner, o Oscar dos gibis, André Dahmer, os irmãos Vitor e Lu CafaggiShiko... Enfim, a lista é muito grande e o pessoal extremamente talentoso! Neste Dia do Quadrinho Nacional vale a pena conhecer mais sobre a história dos gibis em nosso país e separar um tempo para poder ler estas HQs.
*Agradecimentos especiais a Henrique Bracarense.

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional!

  Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional!

Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional! Parabéns a todos os amantes das HQs o dia 30 de janeiro é uma data muito importante. Pois nela se comemora, desde 1984, o Dia do Quadrinho( GIBI ) Nacional.


Se o momento é de luta em todos os níveis, do político ao artístico, então vamos lutar por um quadrinho novo, por uma linguagem nova.Por um QUADRINHO SOCIALISTA.VIVA O DIA DO QUADRINHO NACIONAL!!
Hoje é o Dia do Quadrinho Nacional!

GIBI AMAZON COMIX GIBI!!

GIBI AMAZON COMIX GIBI!!

GIBI AMAZON COMIX GIBI!!