quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Grandes revistas: Almanaque Marvel (1979)


MIX DE HERÓIS
Almanaque Marvel 1
(Abril de 1979)
O Aranha na capa era para chamar a atenção. Trouxe HQs da Mulher-Aranha, Demolidor, X-Men e o faroeste Billy Blue. Tinha formato 20,5 x 13,5 e 100 páginas.

Numa encorpada edição de 100 páginas, Almanaque Marvel chegou às bancas em abril de 1979, publicado pela Rio Gráfica  e Editora (RGE, a atual Editora Globo). A revista trazia um mix confuso – que chegou a misturar super-heóis e cowboys – e durou apenas 17 números, que não primaram em nada pela qualidade gráfica ou editorial. O grande mérito da publicação foi publicar, pela primeira vez, os novos X-Men e toda a saga do  Nova, personagem que fez relativo sucesso nos anos 1970.

O alto nível dessas HQs superou as deficiências editoriais a ponto do Almanaque Marvel se tornar uma das mais saudosas revistas de super-hérois dos anos 1980.
Almanaque Marvel 2 ( Junho de 1979)
 Trouxe umas das melhores HQs dos X-Men na fase Roy Thomas/ Neal Adans e outra do Doutor Estranho criada pela dupla Stan Lee/ Steve Ditko.
Almanaque Marvel 3
( Agosto de 1979 )
Uma das edições mais fracas do título, troxe uma HQ do Homem-Aranha em que ele  encontra o irmão Vodu, um obscuro herói da Marvel.

Almanaque Marvel 4
( Outubro de 1979 )
Marcou a estreia dos Novos X-Men, da dupla Claremont/ Cockrum. A RGE ficou devendo apenas a origem da nova equipe publicada em X-Men Giant Size.

Almanaque Marvel 5
( Dezembro 1979 )
Foi uma edição histórica, com a estreia do Nova e a publicação da morte do x- men Pássaro Trovejante, ou Estrela Orgulhosa, conforme tradução da RGE
.



JACK CARTOON DIRETOR DA GIBITECA HENFIL-AM