terça-feira, 9 de outubro de 2012

Super-Homem (1ª série) nº 1 - GIBITECA HENFIL - Manaus Amazonas


Super-Homem (1ª série) nº 1

Super-Homem (1ª série) nº 1
Lançamento: julho de 1984
Editora: Abril
Importância: Primeira revista do Homem de Aço na Abril.
Outras particularidades: Um ano depois de obter os direitos de todos os personagens da Marvel, a Abril conseguia hegemonia total no mercado de quadrinhos de super-heróis no Brasil ao lançar também os títulos da DC. Na capa de sua primeira revista na nova casa, o Super-Homem voa com São Paulo ao fundo.


Positivo/Negativo
A bonita e icônica capa de Super-Homem # 1 marcou a chegada dos personagens da DC Comics à Editora Abril, em julho de 1984.

Até então, no Brasil, as revistas em quadrinhos de Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha e companhia só haviam sido publicadas pela Ebal, de 1947 a 1983.

Mas esse é apenas um dos motivos pelos quais este gibi é considerado um item indispensável na coleção de qualquer leitor de quadrinhos de super-heróis.

A edição - uma das últimas em que a então namorada do Homem de Aço ainda era chamada por aqui de Miriam Lane -, apresentou a estreia de Arion e Ametista, dois personagens desconhecidos que até dois anos antes nem sequer existiam.

Foi feliz a escolha de O demônio voador, estrelada pelo Homem de Aço, como história de abertura.

A aventura, que começa na Terra e segue para os confins do cosmos em um planeta distante, não trouxe amarras cronológicas que pudessem espantar novos leitores e, de quebra, foi desenhada por Gil Kane, um dos maiores nomes dos quadrinhos de super-heróis.

Muita ação, pancadaria e até momentos love story, em que o kryptoniano troca beijos e carícias com a bela alienígena Olpha (quem disse que o "Azulão" nunca traiu Lois Lane?), fizeram desta aventura de 41 páginas a melhor da edição.

A história curta de Arion, no melhor estilo espada e magia, também se destaca, principalmente pelos desenhos de Jan Duursema, que durante muito tempo continuou responsável pela arte das HQs do mago da Atlântida.

Ninguém imaginaria que, 20 anos depois, o personagem ganharia certa importância na vida da heroína Poderosa, na época a primeira Supergirl. Mas isso é outra história.

Invasores de Krann, segunda aventura do Super-Homem na edição, já era clássica naqueles tempos. Produzida em 1967, a história de nove páginas tem os ótimos desenhos de Curt Swan, numa trama bastante movimentada que se passa em sua maior parte no microuniverso.

A outra estreante, Ametista, pode ter causado um pouco de espanto no público masculino. Afinal, uma série estrelada pela jovem princesa de um reino encantado não era o que se esperava ver numa revista do Super-Homem.

Ametista era mesmo uma cartada da DC para atrair o público feminino. Esta HQ de 16 páginas foi publicada originalmente em um gibi promocional de apresentação da personagem, encartado em Legion of the Superheroes # 298, de 1983.

Deixando o machismo de lado, dava para curtir as histórias da herdeira do Mundo de Cristal, que, ao contrário do que parecia, tinha muitos elementos sombrios.

Esta edição trouxe encartadas duas páginas publicitárias do Banco Noroeste, em papel de maior gramatura, com uma HQ tosca do Super-Homem produzida no Brasil.

Na trama do anúncio, Clark Kent está preocupado com a inflação e resolve abrir uma caderneta de poupança.

Difícil era acreditar que aquele banco brasileiro tinha uma agência em Metrópolis.

Super-Homem # 1 é um exemplo típico dos gibis da DC e da Marvel Comics publicados pela Abril no início dos anos 1980: formatinho, lombada quadrada (com cores diferentes em cada edição), chamadas de efeito na capa - "O campeão da justiça! O herói dos heróis!" - e as HQs colorizadas no Brasil.

E, acredite, ninguém achava isso ruim.


O Incrível Hulk nº 1 - GIBITECA HENFIL-Manaus Amazonas



O Incrível Hulk nº 1
O Incrível Hulk nº 1
Lançamento: julho de 1983
Editora: Abril
Importância: Primeira revista do Hulk publicada pela Abril.
Outras particularidades: Quando a Abril conseguiu os direitos de publicar as aventuras do Hulk, se fez necessário um salto cronológico, já que a trama que dava seqüência a última história publicada pela RGE seria resolvida no número 48 da revista do Capitão América. O nº 1 de Hulk na Abril também incluiu histórias com Rom, o Cavaleiro do Espaço, e com a Mulher-Hulk.


Heróis da TV nº 1 - GIBITECA HENFIL-Manaus Amazonas


Heróis da TV nº 1



Heróis da TV n° 1

Capa: ilustração da história de Thor n° 281
Publicado em: julho de 1979
Editora: Abril
Licenciador: Marvel Comics
Categoria: Revista Periódica
Gênero: Super-heróis
Status: Fora de circulação
Número de páginas: 132
Formato: Formatinho (13,5 x 20,5 cm)
Colorido/Lombada quadrada
Preço de capa: Cr$ 22,00
Essa edição está em 126 coleções
e é o sonho de consumo de 47 pessoas.

Crédito da capa e editor
Desenho: John Buscema, Keith Pollard  Arte-Final: Pablo Marcos  Editor: Helcio de Carvalho, Cláudio Marra


Heróis da TV nº 1
Lançamento: julho de 1979
Editora: Abril
Importância: Primeira edição da revista que mostrou para os leitores que tipo de trabalho a Abril pretendia fazer com os heróis da Marvel: títulos com muitas páginas e aventuras com vários personagens.
Outras particularidades: Em sua primeira edição, Heróis da TV trouxe histórias com Thor, Punho de Ferro, Homem de Ferro, Mestre do Kung Fu e Surfista Prateado.


Homem-Aranha nº 1 - GIBITECA HENFIL-Manaus Amazonas


Homem-Aranha nº 1

Pela Abril, o Homem-Aranha chegou a vender 100 mil cópia
Manaus - Amazonas: Jack Cartoon Diretor da Gibiteca Henfil 

Homem-Aranha nº 1
Lançamento: julho de 1983
Editora: Abril
Importância: Primeira revista do Homem-Aranha publicada pela Abril.
Outras particularidades: O lançamento desta revista e de O Incrível Hulk ajudaram a Abril a unificar toda a cronologia dos personagens da Marvel. Nesta edição, além do aracnídeo, deram as caras personagens que só haviam aparecido em revistas da RGE, como o Cavaleiro da Lua e a Mulher-Aranha.









Capitão América nº 1 - GIBITECA HENFIL-Manaus Amazonas










Capitão América nº 1

Capitão América nº 1
Lançamento: junho de 1979
Editora: Abril
Importância: Primeira revista da Marvel lançada pela Editora Abril.
Outras particularidades: Entre todas as revistas Marvel lançadas no Brasil, Capitão América foi a que teve mais edições lançadas até hoje, já tendo ultrapassado a marca de 200.


Batman (1ª série) nº 1 GIBITECA HENFIL-Manaus Amazonas


Batman 1ª Série - n° 1 - Editora Abril

O Palhaço do Crime está matando todos os integrantes de sua antiga quadrilha. O Homem-Morcego corre contra o tempo para tentar evitar mais mortes...Série que durou apenas 10 edições.Data de lançamento: julho de 1984.Boa leitura!!!

Batman (1ª série) nº 1
Lançamento: julho de 1984
Editora: Abril
Importância: Primeira revista de Batman na Abril.
Outras particularidades: Ao contrário da revista do Super-Homem, que nunca foi cancelada, a do Batman demorou a engrenar na Abril, embora séries excelentes (como O Caçador, de Walt Simonson e Archie Goodwin, e Camelot 3000, desenhada por Brian Boland) tenham feito parte de seu mix nesta primeira encarnação. Ao todo, a Abril lançou cinco revistas com o nome Batman até hoje.